1965
A TV Globo é inaugurada em 26 de abril, com a exibição do infantil Uni-Duni-Tê, do telejornal Tele Globo, da série Rua da Matriz e da novela Ilusões Perdidas, de Enia Petri.
1966
Em janeiro, a Globo cobre ao vivo as enchentes no Rio de Janeiro. Estreiam oJornal de Vanguarda e aGrande Resenha Facit, primeira mesa-redonda sobre futebol da TV brasileira.
1967
A Buzina do Chacrinhamarca a estreia na Globo do velho guerreiro. Dercy Gonçalves estrela o programa de auditório Dercy de Verdade. É transmitida a primeira edição do FIC.
Apresentador Abelardo Barbosa o "Chacrinha". Reprodução de Wikipédia. |
1969
A estreia do Jornal Nacional, o primeiro transmitido em rede, marca o início da Rede Globo de Televisão. Véu de Noiva, de Janete Clair, inaugura nova teledramaturgia da emissora.
Willian Bonner(ancora atual) entrevista presidenta Dilma no Jornal Nacional. REPRODUÇÃO DA WIKIPÉDIA. |
1970
Estreia a novela Irmãos Coragem, de Janete Clair, um dos maiores sucessos da TV brasileira em preto e branco. Topo Gigio Especial diverte o público infantil.
1971
Surge o "plim-plim" nas vinhetas dos programas, que se tornaria um dos principais símbolos da Rede Globo. Minha Doce Namorada consagra Regina Duarte. Em maio, estreia oJornal Hoje.
1972
O público infantil ganha o Globinho, apresentado por Paula Saldanha. Selva de Pedra, de Janete Clair, alcança níveis de audiência históricos. Estreiam A Grande Família e Globo de Ouro.
1973
Estreiam o Globo Repórter, o Fantástico e o Esporte Espetacular. Chico City eSatiricom renovam o humor. O Bem-Amado, de Dias Gomes marca a chegada definitiva da cor.
1974
Roberto Carlos estrela seu primeiro especial na Rede Globo. A novela O Espigão, de Dias Gomes, discute os malefícios da expansão imobiliária, e O Rebu, de Bráulio Pedroso, inova na linguagem televisiva.
Roberto Carlos em 2008. |
1975
Hans Donner cria a nova logomarca da Rede Globo. Estreiam as novelasGabriela, de Walter George Durst, e Pecado Capital, de Janete Clair, que mobiliza o país ao discutir ética.
1976
Saramandaia, de Dias Gomes, e O Casarão, de Lauro César Muniz, inovam na linguagem. Escrava Isaura, de Gilberto Braga, bate recordes de audiência. No humor, Planeta dos Homens é o destaque.
1977
Sítio do Picapau Amarelo eOs Trapalhões divertem adultos e crianças. Estreia o Bom Dia São Paulo.Gilberto Braga escreveDona Xepa, primeira novela das 18h com trama contemporânea.
A célebre trupe humorística da Rede Globo, Os Trapalhões, composta pelos famosos comediantes: Mussum (acima, à esq.); Zacarias (acima, à dir.); Dedé Santana (abaixo, à esq.); e Renato Aragão(abaixo, à dir.). |
1978
Dancin’ Days, de Gilberto Braga, capta o espírito da juventude dos anos 1970. No jornalismo, estreia oGlobo Esporte. Clarice Piovesan e Stênio Garcia estrelam Kika e Xuxu.
1979
O Jornal da Globo é reformulado. Estreiam as séries Carga Pesada, Malu Mulher e Plantão de Polícia. Pai Herói, de Janete Clair, estrelada por Tony Ramos e traz Paulo Autran no elenco.
1980
Estreiam o Globo Rural, que presta serviços ao homem do campo, O Bem-Amado volta como seriado.
1981
Jô Soares estreia à frente do Viva o Gordo.
1982
Estreia Lampião & Maria Bonita, de Aguinaldo Silva e Doc Comparato, primeira minissérie da TV Globo. Janete Clair escreve Sétimo Sentido.
1983
Estréia a primeira versão de Guerra dos Sexos que reúne Fernanda Montenegro e Paulo Autran. O Video Show revela histórias e bastidores. No Bom Dia Brasil, o panorama político do país e do mundo.
1985
Após ter sido censurada, estreia Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Armação Ilimitada mescla videoclipe e cultura pop. Doc Comparato adapta O Tempo e o Vento.
1986
Primeiro ano da campanha Criança Esperança. Estreia o Xou da Xuxa. Selva de Pedra, de Janete Clair, ganha nova versão. Anos Dourados, de Gilberto Braga, lembra a década de 1950.
1989
Cassiano Gabus Mendes escreve a novela Que Rei Sou Eu? Lima Duarte vive o Sassá Mutema em O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz. Fausto Silva estreia em Domingão do Faustão.
1990
Chico Anysio comanda aEscolinha do Professor Raimundo. Silvio de Abreu escreve Rainha da Sucata. Cláudia Abreu protagoniza Barriga de Aluguel, de Gloria Perez.
© 2012. Todos direitos reservados a Globo Comunicação e Participações S.A.. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
₢2012. CENTRAL TÁ NA SETA DE JORNALISMO. CONTRATO: tnsevc@gmail.com ou +55 (85)9177-7817. RESPONSÁVEL TÉCNICO: Lima Junior.
Fontes/Créditos:
-Fontes de pesquisas:
>Google* Brasil
>Organizações Globo*
>Youtube*
-Vídeos:
http://youtu.be/yDZDuGO2gVs de Pedro Ricardo
*São marcas registradas que pertence a cada um de seus proprietários.
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DESSA POSTAGEM. O conteúdo desse post é de responsabilidade do www.tanaseta.com.
FORMAS DE CONTATOS.(CLIQUE AQUI)
-Fontes de pesquisas:
>Google* Brasil
>Organizações Globo*
>Youtube*
-Vídeos:
http://youtu.be/yDZDuGO2gVs de Pedro Ricardo
*São marcas registradas que pertence a cada um de seus proprietários.
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM AUTORIZAÇÃO DESSA POSTAGEM. O conteúdo desse post é de responsabilidade do www.tanaseta.com.
FORMAS DE CONTATOS.(CLIQUE AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário